![GESTIMAFRA -](../admin/APP/upload/noticias/65d881cee6418balanco.jpg)
COMO LER, INTERPRETAR E COMPREENDER UM BALANÇO?
O balanço é um documento financeiro, acompanhado da conta de ganhos e perdas e dos anexos. Estes documentos formam as contas anuais de uma empresa. Este quadro resume os meios de produção e a forma como são financiados no final do ano. Graças a um balanço, o gerente pode ver a saúde da sua empresa num relance. Siga o nosso guia e saberá como ler, interpretar e compreender este documento contabilístico.
Como ler um balanço?
Vamos ver porquê e como ler o balanço de uma empresa. Quais são os principais elementos desta tabela financeira?
Porquê ler e compreender o seu balanço?
A leitura de um balanço é uma tarefa em si mesma para algumas das partes empresariais de um negócio. Para além da simples leitura, é também essencial compreendê-la.
Este documento contabilístico permite ao proprietário ou gestor da empresa determinar aumentos ou perdas de valor ao longo de diferentes anos. Fornece também uma visão completa do equilíbrio financeiro da empresa.
O balanço dá aos potenciais compradores uma ideia da saúde financeira da empresa em que estão interessados, da sua viabilidade, da sua reputação e dos seus meios de ação. Este resumo também fornece uma visão geral do passado da empresa.
Além disso, os bancos verificam frequentemente este documento contabilístico a fim de avaliar a estrutura financeira de uma empresa. Procuram conhecer a solvência da entidade, a sua capacidade de reembolso e o seu rácio de endividamento.
Leitura rápida da esquerda para a direita
A fim de responder à pergunta "como ler um balanço", vejamos os diferentes elementos que compõem esta declaração sumária. Esta tabela tem duas colunas com o ativo e o passivo:
- À esquerda estão agrupados os ativos do balanço de forma a que a empresa possua. As utilizações permanentes (ativos fixos) e temporárias (stocks, créditos, dinheiro, etc.) aparecem nesta coluna.
- À direita, no lado do passivo do balanço, encontramos o passivo ou o que a empresa deve. Os recursos permanentes (capital próprio) e os recursos temporários (empréstimos bancários, contas a pagar, etc.) são classificados nesta secção.
Pode descarregar uma amostra do balanço em PDF a partir da Internet se quiser praticar a leitura deste documento.
- o capital social, que inclui o capital social, o prémio de emissão, as reservas e o rendimento líquido do ano;
- os ativos fixos e a sua taxa de desgaste (relação entre o valor líquido e o valor bruto dos ativos fixos);
- todas as dívidas comerciais que se espera liquidar após o final do exercício financeiro;
- todas as dívidas fiscais e à segurança social que devem ser liquidadas o mais tardar até ao final do exercício financeiro;
- todos os créditos comerciais que só serão pagos após o final do exercício financeiro.Preste também atenção ao valor dos inventários da empresa, bem como à posição de caixa e de investimento na data de fim de ano.
Os pontos alarmantes
- Equidade negativa ou inferior ao montante do capital social. Isto indica o empobrecimento da empresa.
- Um montante total de dívidas operacionais superior ao montante total de créditos operacionais e dinheiro. Isto significa que as dívidas da empresa podem em breve causar problemas de fluxo de caixa.
- Demasiada dívida financeira. Este elevado nível de endividamento irá dificultar o acesso da empresa a novos financiamentos.
- Uma maior quantidade de stocks em comparação com o ano anterior, enquanto que a atividade da empresa está estagnada. O inventário não vendido pode levar a problemas de fluxo de caixa.
- Fluxo de caixa insuficiente ou mesmo negativo. Esta situação pode levar a problemas de fluxo de caixa.
Os gestores ou chefes de empresas devem permanecer sempre vigilantes quando leem o seu balanço em Excel. Desta forma, serão capazes de detetar pontos alarmantes no tempo e procurar soluções adequadas.
- Deve saber que este documento contabilístico serve de suporte para o cálculo de muitos rácios financeiros, neste caso:
- Necessidade de fundo de maneio (WCR). Esta é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Um WCR positivo indica que os recursos temporários não cobrem utilizações temporárias. Um WCR negativo significa que o passivo corrente excede as necessidades de financiamento do ativo corrente da empresa.
- Capital de giro (WC). Esta é a diferença entre capital permanente e empregos estáveis. Este recurso financeiro pode ser utilizado para financiar a WCR da empresa ou os seus investimentos. Um WCR positivo que seja demasiado elevado pode indicar uma falta de investimento que poderá ter impacto no negócio a longo prazo.
- O dinheiro líquido (NC) é a diferença entre o FR e o WCR. É uma variável de ajustamento. A quantidade de NC pode ser positiva ou negativa.